quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Padrões

 

Padrões

Eu já me culpei por ter dificuldade de encaixar nos padrões. Mas com o tempo, cheguei à conclusão de que padrões só existem porque são impostos. Todo padrão é imposto.

Há os padrões da sociedade, dos costumes, culturais, regionais, que te dizem, por exemplo, que tu tem que gostar deste esporte, e tu tem que torcer para um destes 2 times, e a sociedade toda abraça esse padrão, e as crianças desde o início tem que escolher um, que pode agradar ou desagradar os familiares. Outro exemplo regional também é o chimarrão. Tu é gaúcho tu tem que tomar chimarrão, entre outros.

E há também os padrões midiáticos, impostos pelos meios de comunicação, sonhos de consumo, como o carro, por exemplo. Carro tem que ser teu sonho de consumo, todo mundo tem que querer ter um carro, a juventude aguarda ansiosamente pela maioridade para ter seu primeiro. Outros padrões midiáticos são os musicais, a indústria da música, que as rádios e TVs propositalmente divulgam incessante e repetidamente, diariamente, com intensão clara de grudar na mente do ouvinte, não importando o quanto essas músicas são artificiais. Mas esse padrão tem uma parcela maior da sociedade que contesta, até porque há muitos estilos musicais que não se encaixam no “música para todos os gostos”.

Um padrão que se estabeleceu com o advento das redes sociais é a foto. As pessoas tiram foto a todo momento, em todo lugar, diariamente, constantemente, algumas vezes colocam uma mensagem pra parecer que o importante não é a foto. Antigamente foto era algo para recordarmos algum momento, algo íntimo, familiar, hoje faz parte do marketing pessoal. As redes trouxeram à tona o que há de mais narcísico na sociedade.

Aliás, como a sociedade parece que precisa de padrões pra se guiar, seria bom se se estabelecem novos, mais úteis, como o hábito da leitura, o hábito de não jogar lixo no chão, de separar materiais recicláveis, deixar os carros nas garagens e optar mais por bicicleta ou caminhar, etc.

PS: Um padrão bastante difundido, que eu não consigo evitar é o da cerveja no findi, e o de, sob o efeito, postar textões idiotas nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário